sexta-feira, 6 de setembro de 2013

«Sê a diferença que queres ver no mundo»
Falar é fácil mas na prática é bem mais difícil do que se pensa... A diferença muitas vezes traz-nos desgostos, dores, mágoas e frustrações. É difícil sentirmos que somos postos de lado nas vidas das pessoas que mais amamos ou que nos rejeitam por perturbarmos a trajectória das suas vidas. Se lutamos diariamente para haver maior tolerância, menos racismo, menos preconceito porque continuo a ver tanta injustiça por parte das pessoas que deviam ser as primeiras a dar-nos a mão para ajudar a lutar contra todas essas adversidades?
Não compreendo sinceramente, a diferença deve ser vista como algo positivo, não negativo! As pessoas desistem muito facilmente quando vêem o mais pequeno obstáculo que a diferença dispõe... Mas o que custa mais nisto tudo, é a falta de "mentalidade equilibrada" por parte dos mais jovens, aqueles que deviam ser os lutadores primários contra o preconceito! 
E não, ser diferente não prejudica a vida de ninguém, não perturba a trajectória de ninguém e muito menos é um impedimento para alguém!
Só lamento é que ainda haja tanto estereótipo entre amigos, familias, namorados e tantos outros tipos de relacionamento...



Glossário
Racismo - "tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais."
Preconceito - "juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento."
Estereótipo - "imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. Conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento."

1 comentário:

Nelson Silva disse...

Sara, adoro a liberdade que tens com as tuas palavras ao escrever. *
Infelizmente, as pessoas tendem a julgar e até mesmo a criticar sem conhecerem a pessoa...

Segui! *